A AMAPATOS surgiu da necessidade de se ter em Patos de Minas uma entidade que difundisse a nova dinâmica das instituições públicas sendo que, gradativamente, elas estão traçando suas diretrizes embasando-se na transparência administrativa. Consequentemente, esta nova concepção traz em seu cerne a necessidade, por parte do cidadão, de conhecer a organicidade e logística da administração pública local e, se for o caso, atuar no sentido de cobrar dos gestores a aplicabilidade das leis, bem como saber sobre o destino dos recursos públicos que são repassados ou recolhidos em forma de tributos.
Foi nesta linha de raciocínio que os articuladores estão difundindo suas idéias até chegar em um grupo engajado e bem heterogêneo.
Temos procurado mobilizar a sociedade civil, a priori, para ajudar-nos a formar um grupo maior, uma vez que este tipo de organização gera uma demanda substancial de voluntários que propiciarão, de acordo com seus anseios, as diretrizes da associação.
Nossa pretensão é formar, em torno de diretorias auxiliares, grupos de trabalho em áreas específicas como meio-ambiente, educação, cultura, saúde, segurança pública etc. para elaborar projetos facilitadores ao acesso dos cidadãos nestes setores e trazer também informações relativas às ações públicas.
Todas as ações pretendidas pela associação são respaldadas no efetivo poder da sociedade democrática sobre seu governo e a capacidade que os movimentos sociais organizados na sociedade civil tem de atuar diretamente na gestão pública, orientando as ações dos governos e os gastos destes em direção aos interesses da população.
Interessados em participar ou conhecer mais sobre a associação, escreva para amapatos@hotmail.com
2 comentários:
Olá, Pablo, parabéns pela Amapatos, que é prova de cidadania, e pelo blogue. É sempre bom quando pessoas inteligentes decidem divulgar suas ideias.
Já inseri em meu blogue linque para o seu.
Grande abraço.
Grande Lívio,
Agradeço o linque, o apoio e o elogio. Espero sempre contar com você por aqui.
Abração...
Postar um comentário