Páginas

10/08/2010

Meu lixo, meu futuro...

Em Patos de Minas, geramos 90 toneladas de lixo por dia. É isso mesmo: 90 mil quilos de lixo diariamente. Por intermédio de pesquisas e informações, descobri que entre 75 e 90 por cento desse lixo pode ser reciclado. Não é preciso dizer que esse fato não ocorre por aqui.

Cheguei a tais informações por uma antiga preocupação minha: meu lixo. Além do lixo diário que todos nós geramos, tenho uma preocupação maior em função da quantidade significativa de lixo que geramos aqui em minha fábrica. São as sobras dos materiais que usamos para fazer as bolsas, malas e demais produtos. Toda essa sobra gerada aqui, como em outras fábricas e indústrias em geral, acaba indo para o lixo comum, para o aterro sanitário.

Para grande parte de nosso lixo gerado, existe uma solução: a APARE – Associação Patense de Reciclagem. Essa associação foi formada pelos antigos catadores do lixão, que foi fechado para dar lugar ao aterro sanitário. Lá, eles fazem coleta de materiais como vidro, plásticos em geral, PET, alumínio, sucata, papelão etc., e vendem para empresas que fazem a reciclagem, garantindo a sobrevivência dos associados. Descobri recentemente que ligando para a APARE e passando o endereço, eles vão até sua casa e recolhem esses materiais. Segundo informações deles, não é preciso separar cada tipo de material. Eles mesmos fazem esse trabalho. Ou seja, enquanto não temos a coleta seletiva de lixo, podemos cooperar com a natureza e com esses trabalhadores com uma simples ligação. O telefone é (34) 3822 9747.

Meu apelo é por acreditar que a imensurável quantidade de lixo gerado por nós talvez seja o maior problema ambiental que já sofremos e que ainda vamos sofrer. Se pudéssemos ter o irrisório trabalho de separar parte de nosso lixo, trabalhadores, natureza, ar, terra e nosso futuro agradeceriam. E, claro, se a demanda de coleta seletiva em nossa cidade crescesse, a prefeitura teria obrigação de dar andamento a esse projeto – que já existe.

Para maiores informações sobre seu lixo, acesse: www.lixo.com.br.

6 comentários:

Silveira disse...

Parabéns pela iniciativa e pela pesquisa, isso devia ser melhor divulgado, tanto para ajudar essas famílias e principalmente própria natureza.

Pablo Marques disse...

De fato, Dalan.
Este é o propósito. Inclusive gostaria do apoio dos conscientes para empreender um projeto de conscientização para os "inconscientes"...

Lívio disse...

Concordo com o Dalan, Pablo: esse tipo de iniciativa deveria ser mais divulgado.

Parabéns e obrigado pelas informações.

Pablo Marques disse...

Com certeza, Lívio. É o que precisamos.
Aproveito pra agradecer a revisão do texto e da presença constante por aqui...

Grande abraço...

Chris Rocha disse...

Olá!
tava dando + 1 espiada no seu blog, muito bacana!E vc soube abordar um tema tão em voga(questões ambientais) sem se tornar piegas, de forma madura e simples.
Ah! E quanto a ir aos seus shows, é só divulgar a data e local que marco presença.
+1vez, sucesso!
bjs
Chris

Pablo Marques disse...

Olá Chris,

Agradeço novamente a presença e digo também que irei postar aqui as datas dos shows que fizermos... Espero sim contar com sua presença...

Obrigado.